Sistemas de combate a incêndio: uma visão geral sobre a segurança contra incêndios
A segurança contra incêndios é uma prioridade para as empresas, especialmente ao analisarmos os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Segundo relatório, aconteceram 262.087 incêndios no Brasil em um ano, representando uma média de 718 ocorrências por dia.
Os números da SENASP destacam a necessidade de medidas eficazes de proteção. Além disso, revelam a importância de conhecer os sistemas de combate a incêndio e cada um dos seus componentes.
Conteúdo
Componentes essenciais dos sistemas de combate a incêndio
Os sistemas de combate a incêndio são formados por diversos componentes, atuando na prevenção e no controle de chamas. Entre os mais comuns estão os detectores e sprinklers, responsáveis por identificar a presença de fumaça ou fogo.
Além desses ainda existem outros equipamentos essenciais, como os extintores e a central de alarmes. Esta última, por sua vez, é responsável por receber sinais dos detectores e acionar alarmes sonoros e visuais para alertar sobre uma emergência.
A seguir, vamos explicar como os principais equipamentos contribuem para a segurança dentro de um estabelecimento.
Detectores de incêndio e alarmes
Primeiramente, os detectores de incêndio ajudam a identificar de forma precoce o surgimento de chamas ou fumaça. Aliás, existem diferentes tipos de detectores, como os de fumaça e temperatura cada um projetado para identificar sinais específicos de incêndio.
Quando um incêndio é identificado, esses equipamentos enviam um sinal para a central de alarmes. Esta, por sua vez, aciona alarmes sonoros e visuais para informar os ocupantes do prédio sobre a emergência. Esse cuidado permite uma evacuação rápida e segura do local. Ou seja, a agilidade na detecção pode ajudar a salvar vidas e reduzir significativamente os danos materiais.
Sistemas de supressão de incêndio
Entre os sistemas de combate ao incêndio, um componente essencial são os sistemas de supressão de incêndio ajudam a controlar e extinguir incêndios em estágios iniciais, antes que se tornem incontroláveis. Eles podem ser compostos por sprinklers, sistemas de espuma ou agentes químicos. Cada um deles é indicado para diferentes tipos de incêndios e ambientes. Ou seja, a instalação requer uma avaliação prévia do local, considerando as características físicas do espaço.
Equipamentos de proteção passiva
Os equipamentos de proteção passiva são úteis para limitar a propagação do fogo e proteger rotas de fuga em caso de incêndio. Segundo a Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP), esses equipamentos têm como objetivo aumentar a resistência das estruturas e confinar o fogo em um compartimento pré-definido. Com essas barreiras, que podem incluir portas corta-fogo, janelas com vidros resistentes e revestimentos anti fogo, é possível reduzir a propagação das chamas, limitando os riscos e o aquecimento no local.
Na prática, esses equipamentos ajudam a conter o fogo em sua origem, impedindo que ele se espalhe rapidamente. Com isso também permitem que os ocupantes tenham tempo para evacuar com segurança.
Painéis de controle e sinalização
Podemos dizer que os painéis de controle e sinalização são o cérebro dos sistemas de combate a incêndio. Com tecnologia de ponta, eles realizam o monitoramento em tempo real e o controle de todos os componentes.
Esses equipamentos são semelhantes a um computador tradicional e exibem informações sobre a localização do incêndio no monitor. Além de permitir uma resposta rápida em caso de emergência, facilitam a comunicação com o Corpo de Bombeiros.
Considerações ao escolher e instalar os componentes dos sistemas de combate a incêndio
Lembre-se de escolher o sistema de combate a incêndio conforme as características de cada empresa. Portanto, ao selecionar seus componentes, é fundamental avaliar todos os fatores para garantir a eficácia e conformidade.
Lembrando que nesta avaliação é necessário considerar toda a estrutura do local. Mas, sobretudo, garantir a compra de produtos certificados e em conformidade com as Normas Regulamentadoras. Além disso, contar com profissionais qualificados para a instalação e a manutenção do equipamento faz toda a diferença. Um cuidado técnico qualificado pode ser determinante para o pleno funcionamento do sistema.
Na Ouzer você encontra as melhores soluções para o seu sistema de combate a incêndios. Dos detectores à central de alarme, nosso objetivo é garantir a sua segurança.
Fale conosco agora e confira os equipamentos disponíveis.